27 de out. de 2011

[HK Recomenda] Andromeda - uma constelação progressiva


Andromeda
País: Suécia
Estilo: Metal Progressivo

Há muito, muito tempo atrás em uma galáxia distante...na verdade, a galáxia é a nossa querida via láctea mesmo e o tempo nem tão distante assim, mais precisamente o ano de 1999. 


Enquanto alguns estavam apreensivos com a possibilidade do fim do mundo prevista por Nostradamus, outros formavam uma banda de metal progressivo na Suécia e a nomeavam de Andromeda. Pois então, chegou 2001, o mundo não acabou, ninguém viu nenhum bebê gigante no espaço, e o Andromeda lançou seu primeiro disco, intitulado "Extension of the Wish". O álbum foi primeiramente gravado com o vocalista Lawrence Mackrory, no entanto, Lawrence deixou a banda e foi substituído por David Fremberg. Uma segunda versão do álbum foi lançada, mantendo as faixas originais de todos instrumentos, mas desta vez com os vocais de Fremberg.




Em um meio como o metal, onde grande parte das bandas que compartilham o mesmo sub gênero tendem a soar iguais e repetitivas, o Andromeda se destaca no metal progressivo por dar uma grande enfase aos teclados, e embora possa ser comparado em alguns momentos ao Dream Theater tem uma sonoridade bem particular. Também não lhe falta o virtuosismo característico do estilo, Thomas Lejon conduz a bateria de forma técnica e impecável e Johan Reinholdz merece atenção especial, com riffs de guitarra que acompanham a melodia do teclado, e solos extremamente rápidos mas em nenhum momento enjoativos. O baixo de Linus Abrahamson faz seu papel junto a bateria, e o faz muito bem. 


A banda ainda conta com mais 3 álbuns de estúdio e um DVD ao vivo, sendo que um álbum novo intitulado "Manifest Tyranny" está previsto para novembro deste ano.

Discografia:

2001 - Extension of the Wish
2003 - II=I
2006 - Chimera
2007 - Playing Off the Board (DVD)
2008 - The Immunity Zone
2011 - Manifest Tyranny (21 de novembro)

0 comentários:

Postar um comentário