31 de out. de 2011

Halloween e 10 clipes assustadores.



Hoje é dia 31 de outubro, dia de halloween, mais conhecido pelos brasileiros e portugueses como dia das bruxas, e que ao contrário do que pode-se imaginar, inicialmente não tinha nada a ver com bruxas ou motivos macabros.

Na verdade o halloween se originou como uma celebração pagã que marcava o fim do verão e tinha por objetivo o culto aos mortos. Mais tarde a igreja católica estipulou o dia 1º de novembro como sendo a festa de "Todos os Santos", sendo que a celebração na passagem do dia 31 para o dia primeiro se chamava "Vigília de Todos os Santos", no inglês "All Hallow's Eve", termo que se modificou com o tempo até se tornar Halloween.

Atualmente, a festa tem se desvirtuado bastante do que era a principio, carregando um caráter de ocultismo influenciado pelos filmes de terror e pela cultura pop em geral. No caso da música, principalmente no rock o tema acabou se tornando recorrente.

Tendo isso em vista, decidi fazer uma lista com 10 clipes assustadores na minha opinião, ou mesmo aqueles que tenham o terror como temática, aproveite e feliz halloween!

01. Iron Maiden - The Number of the Beast 

Provavelmente a música mais polêmica do Iron Maidem, com uma letra que fala do número 666, citado na bíblia como "o número da besta", o clipe é repleto de referências a filmes clássicos de terror.

Esse álbum da banda é rodeado de lendas, sendo que a mais famosa delas gira em torno do produtor do Iron na época, Martin Birch. Dizem os integrantes que Martin teria sofrido um pequeno acidente de carro, quando ele foi buscar o automóvel na oficina o valor do conserto na nota fiscal era exatamente 666 libras. Martin Birch disse que não quis pagar o valor, ao invés disso pagou 670. Lenda ou estratégia de marketing, o fato é que The Number of the Beast é um dos clipes mais assustadores do rock.



02. Aphex Twin - Come To Daddy

Esse é o caso de vídeo que seria engraçado, tamanha a bizarrice, se não fosse muito bem executado. No entanto o diretor Chris Cunningham faz um trabalho incrível, que aliado a música atmosférica de Aphex Twin transforma esse num dos clipes mais assustadores já vistos.

O vídeo é praticamente um filme de terror psicológico, que apela para o medo do desconhecido, com efeitos visuais que mudam sua reação de um "WTF?" pra um "Putaquepariu que cagaço" em questão de segundos. Veja em tela cheia e com luz apagada.



03. Cradle of Filth - From the Cradle To Eslave

Se você achou o clipe anterior bizarro, o que me diz de anões deformados? Gigante mongol sem os membros? Gostosas sádicas, mutilação, canibalismo? No clipe abaixo você encontra tudo isso e muito mais, regado a sangue e com o black metal gótico assustador do COF pra acompanhar.

AVISO: Video não recomendado para menores de 18 anos.



04. Marilyn Manson - Sweet Dreams

O Marilyn Manson por si só já é algo digno de pesadelos, só alguém que mistura uma sex simbol dos anos 50 com um assassino no nome poderia transformar o synth pop oitentista da banda Eurythmics em algo assustador.

Foi o que ele fez com Sweet Dreams, além de criar um dos riffs mais famosos dos anos 90, conseguiu uma atmosfera pra filme de terror nenhum botar defeito, e que acabou virando trilha sonora do excelente clipe dirigido por Dean Karr.




05. Black Sabbath - Black Sabbath

Vendo hoje em dia, talvez o clipe não pareça tão assustador assim, mas devemos lembrar que essa música foi lançada em 1970, época em que o movimento hippie ainda estava no auge, quase tudo no rock era paz, amor, flores e drogas. Heis então que surge o Black Sabbath, com Tony Iommi usando uma afinação bem mais baixa do que o comum na época tocando um riff em trítono (intervalo musical taxado como demoníaco na idade média) e Ozzy Osbourne narrando a vinda do diabo à terra e gritando desesperado "por favor Deus me ajude!".

Pois é, não tem LSD que faça você não querer dormir com a luz acesa, e é por isso que o Black Sabbath merece estar nessa lista.



06. Rob Zombie - Living Dead Girl

Como todos devem saber, Rob Zombie é um aficionado por filmes de terror, basta ver que o nome de sua banda anterior veio de um clássico do Bela Lugosi, White Zombie. Essa paixão acabou levando-o mais tarde para o cinema como diretor de filmes como A Casa dos 1000 Corpos, o reboot de Halloween e até uma participação como diretor auxiliar em Grindhouse.

No entanto, antes disso ele já se aventurava com seus próprios videos clipes, foi dai que surgiu o Living Dead Girl, claramente baseado nos clássicos de terror dos anos 20.


07. Misfits - Scream

Como bem nos ensinou A Volta dos Mortos Vivos, mais assustador que um zumbi, só um zumbi punk. Agora imagine que você está internado em um hospital e de repente esse hospital é invadido por 4 zumbis punks do tamanho de armários.

Esse é o Misfits, ícone do horror punk, se zumbificando no hospital mais próximo.            
Dê o play e Run for your brains!


08. Daft Punk - The Prime Time Of Your Life

Particularmente, esse é um dos meus clipes favoritos pois contém uma crítica visível a busca das pessoas por alcançar um padrão de beleza que não existe.

No mais, o fato de se tratar de uma garotinha, e o choque causado pela visceralidade das imagens torna o vídeo perturbador.


09.  The Horrors - Sheena Is A Parasite

Um vídeo que leva o nome da música ao pé da letra. Os olhares assustados dos integrantes da banda só deixam a coisa ainda mais surreal, veja e não entenda.


10. Fever Ray - If I Had A Heart

Esse clipe assusta por não mostrar realmente o que aconteceu. O vídeo mostra diversas pessoas de um vilarejo mortas enquanto membros de uma tribo levam duas crianças de barco. Pode-se presumir que os tribais tenham matado aquelas pessoas e estejam sequestrando as crianças, ou eles estão salvando as crianças de algo ou alguma coisa que matou as pessoas.

Resta a você assistir e fazer sua própria interpretação.

0 comentários:

Postar um comentário