24 de set. de 2011

Katy Perry - Ame ou odeie, mas reconheça.



Depois de 10 anos, o Rock in Rio volta ao Brasil com um primeiro dia inteiramente dedicado ao pop, e como era de se esperar, os rockeiros xiitas de plantão iniciaram a maratona de "xingar muito no twitter". #rockinrio #not, #popinrio, entre outras hashtags de frustração invadiram minha timeline. A princípio, muita gente reclamando de Claudia Leite, segunda atração da noite. Não vi o show dela, mas depois de arruinar uma música do Led Zeppelin com sua versão sem sal de D'yer Mak'er, também não me vejo a defendendo. Bem, ai veio o show da Katy Perry e novas reclamações por parte do pessoal "true".

Eu estou longe de ser um consumidor do "pop comercial", pelo contrário, normalmente tendo a ignorar qualquer nova estrela do pop que seja taxada de diva ou algum suposto substituto do Michael Jackson. Foi assim com Katy Perry e sua badalada "I Kissed a girl", quando essa estourou nas rádios alguns anos atrás, até que um dia me peguei assistindo um show da cantora na MTV. Me interessei pelo fato de haver uma banda de verdade no palco,e, por mais absurdo que isso me soasse na época, havia sim algo de rock n' roll ali, assim como houve algo de rock n' roll no palco mundo do Rock in Rio.

Palco durante ensaio 

A cantora subiu ao palco com Teenage Dream, palco esse que mais parecia uma loja de doces lisérgica enorme. A apresentação iniciou morna, não para o público que parecia estar em êxtase com a entrada de Katy. Logo em seguida a cantora emenda a animada porém mediana Waking up in Vegas.

Depois de uma pausa, Katy Perry aparece no palco trajando um vestido verde e amarelo, primeira de muitas homenagens ao Brasil presentes no show. Ela elogia o país e diz que gostaria de ter um namorado brasileiro, e desafia os pretendentes a tirar a camisa. Ok, se eu estivesse lá nesse momento e imaginasse o que viria a seguir, tiraria facilmente a cueca também. Katy chama um rapaz ao palco e inicia uma encenação sensual lhe dando um beijo no canto da boca, o moço sem camisa retribui com um beijo na bochecha e é teatralmente expulso do palco com uma cotovelada na barriga e um "Get the fucking out of my stage". Julio de Sorocaba alcançou os trending topics mundiais no twitter em menos de 10 minutos e a inveja da maioria dos homens brasileiros.



O show segue com uma I Kissed A Girl dedicada as meninas da plateia e com arranjos de jazz. Outra pausa, e a cantora volta ao palco vestida de mulher gato para cantar Circle the Drain. Em mais uma homenagem, Katy veste uma bandeira do Brasil cheia de brilho e lantejoula para a parte mais emocionante do show, com o público cantando em coro. Não acho que ela seja uma cantora excelente, mas consegue manter um nível vocal decente ao longo do show, no entanto ao executar Thinking of You com voz e violão demonstra total competência, na minha opinião sua melhor performance durante o espetáculo. Antes disso Katy faz uma brincadeira dedicando a música aos brasileiros e argentinos, o que junto com o que vem a seguir demonstra que ela se preocupou em conhecer um pouco mais da cultura local e realmente fazer um show personalizado, algo raro entre os artistas internacionais que visitam o país, normalmente temos de nos contentar com uma bandeira do Brasil e um "oubrigadou"  ou "boua noitche".

O que vem a seguir, e reforça o que eu disse no parágrafo anterior, é uma apresentação dos bailarinos ao som de uma batucada sambista tipicamente brasileira, algo que é recebido com barulho pelo público, este também tipicamente brasileiro e passional como é conhecido pelos músicos gringos que passam por aqui.

Katy Perry volta ao palco com Hot N' Cold, mostrando que sabe como criar um espetáculo visual. Abusando da famosa mágica de trocas de roupas consecutivas, a cantora faz referência a letra da música "You change your mind like a girl changes clothes". Cabe aqui um destaque para a ótima banda de apoio, sempre com arranjos trabalhados e com uma forte pegada de pop rock.


A pinup wannabe norte americana ainda canta Firework, sua música preferida, como ela mesma diz, e finaliza com a badalada, porém fraca na minha opinião, California Gurls

Um show divertido e competente, embora ainda ache que Katy Perry tem que melhorar muito tecnicamente. Pra quem não gosta, paciência, ainda tem Metallica, Motorhead, Slipknot, Red Hot Chilli Peppers e Guns N' Roses, atrações que na minha opinião já justificam o nome do evento, que aliás nunca foi inteiramente dedicado ao rock, como muitos insistem em afirmar por ai.

0 comentários:

Postar um comentário