28 de set. de 2011

[Resenha] Red Fang - Murder the Mountains (2011)

Stoner Rock/ Stoner Metal
Estados Unidos


Fundada em 2005 em Oregon nos Estados Unidos, o Red Fang é uma das poucas bandas de hoje em dia que consegue transpirar o rock n' roll na sua forma mais primitiva. Com integrantes que mais parecem fãs barbudos de monsters truck, a banda lançou seu segundo álbum esse ano.



Murder the Mountains. Não poderia existir título mais adequado para esse disco, a imagem que vem a cabeça ao se ouvir é mesmo a de montanhas inteiras sendo dinamitadas. Riffs graves de guitarra com bases secas e agressivas unidos ao groove infernal causado pelo baixo transformam auto-falantes em pulsantes máquinas de destruição. Pra quem não conhece o estilo, eu acabei de definir o stoner rock/ metal.

O álbum abre com Malverde e com uma porrada de graves na sua cara, seguido pelo riff agudo de guitarra abrindo espaço para o gutural embriagado de Bryan Giles, que é acompanhado por uma levada de bateria forte e rápida. Aliás, a bateria faz toda a diferença nesse álbum, seja marcando o tempo violentamente no tradicional bumbo-prato/ caixa-prato, ou atacando viradas mais complexas.

A segunda faixa é o single Wires, talvez a melhor música do disco e com certeza a que tem o melhor clipe do ano. O vídeo mostra os integrantes da banda recebendo o cheque da gravadora com a quantia fornecida para a realização do clipe, quantia essa que é gasta da maneira mais improvável. Ideia genial, e ao mesmo tempo tão simples que nos faz imaginar: como ninguém pensou nisso antes?



 Por falar em clipe, vale citar o igualmente genial Prehistoric Dog do álbum anterior, que traz referências a Senhor dos Anéis e Monty Python em meio a latas de cerveja e um evento de RPG live action.


Hank is Dead continua a porradaria com o coro de Bryan Giles e Aaron Beam, agora com um vocal mais limpo e harmônico. Dirt Wizard trás de volta a rouquidão e coloca ainda mais peso sobre a montanha. Throw up segue nessa linha, com a guitarra martelando um riff sobre uma linha de baixo que justifica o nome do instrumento.

Se você conhece bandas como Kyuss, Sleep, ou até o Electric Wizard dos primeiros discos, vai identificar algum elemento dessas em algum momento desse álbum, no entanto eu diria que é em Into the Eye e The Undertow onde a influência do stoner metal clássico é mais visível, principalmente nessa última.

O álbum fecha com Human Herd, que é algo entre o stoner rock e o grunge, mostrando um lado diferente do vocal.



0 comentários:

Postar um comentário