20 de nov. de 2011

[HK Recomenda] Cangaço - Death metal do sertão



Há um bom tempo não vejo (ouço) algo que realmente me chame atenção no metal nacional, até que essa semana estava vendo o vídeo onde Edu Falaschi se pronuncia no anuncio oficial do Wacken em São Luiz, e vi nos videos relacionados do youtube essa banda de nome Cangaço.

Me interessei pelo nome e resolvi descobrir do que se tratava, foi ai que ouvi o single "Sete Orelhas". O que ouvi a seguir me surpreendeu de várias maneiras, primeiro o estranhamento com o fato da banda cantar em português, no entanto, por incrível que pareça nesse caso a sonoridade da língua funcionou perfeitamente com os guturais. A letra parece remeter à uma violência típica do cangaço, a vingança e a crueldade retratadas em uma visceralidade poética que em muito me agradou, apesar de em muitos momentos ser difícil de compreender o que se está sendo dito na música, uma desvantagem nesse tipo de vocal, por outro lado a agressividade do "death growl" traduz a intencionalidade da letra muito bem.
Quando a covardia gangrena uma família
espadas se enterram no coração
o grito por vingança então habita
as sete orelhas num cordão
Qual foi minha surpresa ao perceber que a banda já era bem mais conhecida do que parecia. Apesar de formada em 2009, os caras já conseguiram se apresentar no Wacken em 2010, à exemplo dos mineiros do Tuatha de Dannan. Esse ano eles lançaram seu primeiro EP, intitulado "Positivo", com 5 músicas, sendo que apenas uma delas é cantada em inglês.



É perceptível uma grande influência de bandas clássicas do death metal, como o Morbid Angel e o próprio Death, por outro lado o Cangaço inova ao mesclar peso e técnica à ritmos regionais nordestinos, com passagens que remetem à obra de Luiz Gonzaga, como o solo de Positivo e o final de Al Rasif. Também é visível o virtuosismo do trio nas músicas, com composições de uma complexidade que beira o metal progressivo, algo bem distante da brutalidade unidirecional e muitas vezes monótona que se tornou característica do estilo.

Logo se vê que o Cangaço é uma das poucas bandas de metal atualmente no Brasil que se preocupa em trazer algo realmente novo para a cena, ao que parece eles tem um grande futuro pela frente, quem sabe não estamos diante de um dos futuros representantes do metal brasileiro no mundo, ao lado de nomes já consagrados como Sepultura, Angra e Krisiun.

É possível ouvir o EP na íntegra no myspace da banda: http://www.myspace.com/cangacometal

0 comentários:

Postar um comentário