4 de nov. de 2011

[HK Recomenda] Blood Ceremony


Banda: Blood Ceremony
País: Canadá
Estilo: Traditional Doom Metal/ Heavy Metal/ Rock Psicodélico


Orgão hammond, flauta transversal, fuzz, estou falando de alguma banda dos anos 60/ 70, certo? Errado, a banda que venho lhes recomendar hoje se formou em 2006 e lançou o seu segundo álbum de estúdio apenas esse ano. Mas não me surpreenderia saber que eles são mais uma banda perdida nessa época áurea do rock e que veio se tornar conhecida apenas agora, como é o caso do Lucifer Was. Não conhece o Lucifer Was? Bom, fica pra uma outra hora...

Blood Ceremony (2008)
Pegue 100 gramas de Deep Purple, 300 gramas de Jethro Tull e adicione Black Sabbath a gosto, misture todos os ingredientes em um liquidificador industrial e pronto, você tem o Blood Ceremony. Aliás, o BC ainda tem uma coisa que essas 3 bandas não tem, uma mulher no vocal, e é isso que torna o som da banda tão único, apesar de usar de referências tão óbvias.

Na época em que vivemos, onde é mais original quem consegue reciclar melhor o passado, tenho visto que os anos 70 em especial tem sido massivamente referenciado pelas bandas de rock atuais. Há um lado ruim nisso, e é algo que gera uma discussão da qual não vou me aprofundar aqui, mas o lado bom é que muitas bandas tem deixado o seu senso artístico falar mais alto ao invés de se renderem totalmente as facilidades da tecnologia. Podemos citar como exemplo o Foo Fighters, que gravou seu último álbum todo em fitas de rolo.



Living With the Ancients (2011)
Ok, onde eu estava mesmo...ah sim, o Blood Ceremony. Devo dizer, há muito tempo não escutava um disco de rock n roll que mesclasse tão bem o peso com a melodia, e falo tando do debut da banda quanto do novo álbum Living With The Acients. Em um momento você tem uma introdução de órgão digna de bandas de rock progressivo e já na sequência a porrada do trio baixo, bateria e guitarra, 
com uma pegada que não deixa nada a desejar para o Black Sabbath em sua formação original. Até ai talvez não seja nada que você já não tenha ouvido, embora eu particularmente já ficaria satisfeito com isso, mas é ai que entra Alia O' Brien com sua voz harmoniosa e sua flauta. Oh, a flauta, não é algo que se possa descrever, ouça e tire suas próprias conclusões:



Gostou? Ficou calminho? Então ouça as duas porradas abaixo pra animar e corra atrás da discografia da banda porquê ela é curta e vale muito a pena.






Discografia:
  • 2008 - Blood Ceremony
  • 2011 - Living With The Ancients

0 comentários:

Postar um comentário