9 de nov. de 2011

Linha do tempo [1987]

Hoje inicio mais uma série de postagens aqui no HK, dessa vez com intuito de indicar grandes álbuns da história da música, desde os anos 50 até os dias de hoje.

Em cada postagem do linha do tempo eu falarei sobre um ano diferente, em ordem aleatória, sendo que para cada ano eu indicarei 5 álbuns os quais na minha opinião foram os mais importantes.

Lembrando que as listas refletem apenas a minha opinião, e eu obviamente não escutei todos os discos lançados, então obviamente algum álbum que você goste ficará de fora. O objetivo do Linha do tempo é mais indicar álbuns que você talvez não tenha ouvido do que apontar quais foram os melhores daquele ano. Sinta-se livre para comentar e acrescentar outros nomes a lista.

Bom, pra começar vamos ao ano de 1987, época em que o rock n' roll "farofa" e o metal ainda reinavam soberanos.


01. Anthrax - "Among the Living"




Em seu terceiro álbum, o Anthrax já demonstrava um thrash metal bem diferente daquele som sujo e rápido que iniciou o estilo no início dos anos 80. No entanto, não pense que irá ouvir canções de ninar aqui, apesar do vocal mais limpo e melódico as incríveis bases de guitarra junto ao poderoso combo de bateria e baixo garantem a porradaria do começo ao fim. Definitivamente um item imprescindível para a coleção de qualquer amante do estilo.



02. Titãs - "Jesus não tem dentes no país dos banguelas"


Pois é, pra quem não sabe o Titãs já fez rock n' roll, e do bom. Seria difícil imaginar um álbum tão bom após o clássico "Cabeça dinossauro", mas eles conseguiram. A fúria e os temas politizados do punk com elementos de ska, claramente influenciados pelo The Clash, se uniam com a irreverência new wave do início da carreira da banda. Uma das pérolas do nosso rock oitentista, que infelizmente muito rockeiro não conhece.



03. The Smiths - "Strangeways, Here We Come"


Último álbum de estúdio da curta discografia do Smiths, depois de investir bastante em uma sonoridade mais acústica e menos obscura no impecável "The Queen Is Dead", a banda se distancia ainda mais do post-punk dos dois primeiros álbuns, flertando com uma sonoridade mais etérea e inserindo alguns elementos psicodélicos a mistura. O resultado não poderia ser melhor, poucas bandas terminaram sua carreira com um trabalho tão bom. 



04. Guns N' Roses - "Appetite for Destruction"



Não sou exatamente um fã do GNR, mas não há como fazer uma lista desse tipo sem citar o primeiro trabalho dos caras. A banda é uma das grandes responsáveis por popularizar o rock n' roll, e grande parte disso se deve a hits desse álbum, como Sweet Child O' Mine, Welcome to the Jungle e Paradise City. O trabalho de um bando de garotos sujos que só queriam fazer barulho e curtir a vida não poderia ser exposto de forma mais sincera, uma pena que isso se perdeu anos depois e a guerra de egos acabou levando ao "fim" da banda.




05. Helloween - "Keeper of the Seven Keys (part I)"



A entrada de Michael Kiske em 86 deu novos rumos para a banda e resultou em um clássico do power metal. Mesclando de forma magistral peso e melodia, o Helloween conseguiu um resultado único que até hoje é referência para diversas bandas do estilo.

0 comentários:

Postar um comentário