21 de nov. de 2011

Linha do tempo [1967]

Olá, hoje iremos voltar para o ano de 1967, onde sobriedade era uma questão de ponto de vista. Pois bem, segure firme o novelo que lhe conecta a realidade porque está na hora de conhecer o ano mais produtivo do rock psicodélico, e porque não, da música como um todo.

Em um ano com acontecimentos que vão do nascimento de Kurt Cobain à execução de Chê Guevara , enquanto o homem dava os seus primeiros passos em direção à Lua e os Estados Unidos mandavam soldados para morrer no Vietnã, o movimento hippie surgia com força total, pregando a sexualidade livre e o uso de drogas como forma de se conectar com a natureza.

Por fim, muitos músicos da época começaram a aderir ao modo de vida hippie, estes viram nas drogas uma forma de expandir a sua criatividade. Bom, se o uso de drogas expandiu ou não a criatividade desse pessoal eu não sei dizer, mas que eles conseguiram traduzir os efeitos mentais do ácido para a música e que isso resultou em obras geniais é inegável.

01. Pink Floyd - The Piper At The Gates Of Dawn



Esse é provavelmente o álbum mais pesado e, porque não dizer, barulhento do Pink Floyd. Ao dar o play em Astronomy Domine esteja pronto para entrar em um vórtice sonoro que muitas vezes se confunde entre sonho e realidade. Aqui Syd Barret se mostra dono de um timbre vocal único, com entonações que muitas vezes beiram o etéreo. Mesmo sendo o primeiro álbum da banda, já é perceptível o uso de instrumentações diversas que iam muito além do simples rock n' roll, além do notável conhecimento musical dos integrantes.



02. Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow



O Jefferson Airplaine por incrível que pareça não é uma banda tão conhecida hoje em dia, mas foi um dos principais nomes do rock psicodélico nos anos 60. Misturando elementos folk norte americanos, blues e a voz doce e poderosa da cantora Grace Slick, eles conseguiram criar um estilo único. Além de todas essas influências musicais, muito do som da banda se originou das composições regadas a LSD, como é o caso de um dos grandes hits do grupo presentes nesse álbum, White Rabbit.



03. Nico - Chelsea Girl




Heis o item mais intimista do post de hoje, porém não menos magistral. Após sua participação no primeiro álbum do Velvet Underground, a cantora Nico fixou residência em Nova York para gravar o seu primeiro álbum solo. Acompanhada por músicos como Tim Hardin, Jackson Browne e Leonard Cohen, Nico interpreta composições de seus colegas do Velvet Underground, Lou Reed, John Cale e Sterling Morrison, além de uma canção do Bob Dylan. A interpretação de nico junto a sonoridade "chamber folk" sem nenhuma percussão são de uma beleza melancólica difícil de explicar em palavras. Ótima escolha para um dia chuvoso.



04. The Velvet Undergroun & Nico - The Velvet Undergroun & Nico



E por falar em Nico...Um dos álbuns que influenciou várias gerações do rock e continua influenciando, senhoras e senhores, o "álbum da banana". O Velvet Underground foi um projeto de Andy Warhol que acabou ganhando vida própria, o impacto das composições presentes aqui é tão grande que se torna difícil imaginar como esse disco passou quase despercebido na época em que foi lançado. Falando de coisas como sadomasoquismo, homossexualidade e uso de drogas (no caso a heroína, não o popular LSD) e com experimentalismos que iam das linhas vocais de Lou Reed, atípicas para a época, até a estranha afinação de John Cale, que em algumas músicas usava sua viola com todas as cordas afinadas na mesma nota, o Velvet Underground logo foi resgatado por músicos como David Bowie, e hoje em dia o disco é tido por muitos como o mais importante da história do rock.



05. The Doors - Strange Days




Depois de conseguir um certo sucesso com seu primeiro álbum, o The Doors lança ainda no mesmo ano "Strange Days". Saíndo um pouco da veia blues, esse é o álbum mais piscodélico da banda. Da introdução alucinógena da faixa título até a apocalíptica When the Music Is Over, percebe-se uma intimidade maior com o estúdio. O álbum todo é circundado por um clima soturno, embora haja algumas canções mais animadas, como Love Me Two Times, o que de forma alguma é algo ruim, uma vez que combina perfeitamente com a  poesia psicodélica de Jim Morrison. 




É isso, boa viagem e até o próximo ponto na linha do tempo.

2 comentários:

Muito bom o post, gostei dos discos selecionados, mas para mim faltou a obra que abriu as portas para o Rock N Roll. Sgt Peppers dos Beatles... e a obra que abriu as portas para a guitarra, Are You Experienced do Hendrix.

Parabéns pelo trabalho, continue assim, o blog ta bem legal

http://destroyerockcity.blogspot.com

Obrigado pelo comentário guilherme. Realmente, tanto o Sgt, Peppers quanto o Are You Experienced são álbuns essenciais lançados neste ano, só não quis colocá-los aqui pra não ser uma lista tão óbvia, já que a intenção é mais apresentar coisas novas mesmo.

Postar um comentário